Porto de Galinhas : Dicas

porto de galinhas dicas

Porto de Galinhas, distrito do município de Ipojuca, no Estado do Pernambuco, é certamente um dos melhores e mais requisitados destinos praianos do País.

Com água verde e morna, bem como suas piscinas naturais, não há quem não se inspire com a beleza desse destino!

O destino recebeu esse nome porque na época em que a escravidão se tornou ilegal, navios chegavam ao Brasil com caixas cheias de galinhas para “encobrir” os escravos recém-chegados. Hoje, as esculturas de galinhas espalhadas por todo o local são uma lembrança insípida do passado.

No verão, aliás, a região é tomada por turistas, que concorrem por dentre as pousadas e os glamorosos resorts.

[Veja aqui como é o Enotel em Porto de Galinhas]

Há aproximadamente 60 km do Aeroporto Internacional do Recife, você vai se apaixonar pelo charme de Porto de Galinhas, que tem atrações para todas as idades.

Vamos conferir? Então pegue o filtro solar, os óculos de sol, chinelos confortáveis e a roupa de banho para conhecermos um pouco mais desse distrito incrível.

PORTO DE GALINHAS DICAS: Como eu cheguei

Sai de Belo Horizonte em uma quarta feira a noite, véspera de feriado. Chegamos em Recife por volta das 23h.

Por esse motivo, preferi dormir em Recife e alugar um carro para sair no outro dia pela manhã.
Não fico muito segura de dirigir a noite em uma estrada que não conheço com um carro que não conheço.
Aluguei o carro na locadora FOCO – valor R$269,00 (retirei o carro no dia 6/12 às 21h e devolvi no dia 10/11 às 20h | quarta à domingo).
Achei o valor muito bom.
 

PORTO DE GALINHAS DICAS: Praias

O ponto de partida para que se possa conhecer um local tradicional é a Praia da Vila, um dos “points” da região, pela infraestrutura e porque é de onde saem as jangadas que levam até as piscinas naturais lotadas de peixes, onde é possível fazer mergulhos.

Quando a maré fica baixa, as piscinas naturais se formam a mais ou menos 200m da orla, o que é uma ocasião perfeita para os jangadeiros.

Aliás, as piscinas naturais são um dos cartões-postais de Porto de Galinha – é uma das razões, dentre várias, pelas quais ele faz um tremendo sucesso entre os turistas.

 

porto de galinhas piscinas
Piscinas de Porto de Galinhas

 

Desse modo, uma atividade muito bacana é passear de jangada pelas piscinas naturais, o que não deve ficar de fora do seu roteiro. Faça isso na Praia da Vila e aproveite o trajeto belíssimo. E fique atento, pois não são em todas as piscinas que você poderá mergulhar – o tempo de “mar”, inclusive, é de pouco mais de 30 minutos.

Uma das praias que merece ser mencionada, dentre tantas, é Muro Alto, com suas águas calmas e quentes É lá que estão os melhores resorts do Brasil, como o Nannai.
Para quem gosta de praia, Porto é a cidade perfeita.

porto de galinhas dicas
Praia de Muro Alto e suas águas calmas

Já Maracaípe é solicitada pelos surfistas, por suas ondas mais intensas.

Tome um bronze em Cupe. Por se tratar de mar aberto, a praia de Cupe é um pouco mais agitada, não é aconselhável o banho se estiver na maré alta.
O visual é lindo! Mas o que muita gente não sabe é que no início dessa praia há um trecho chamado Pontal do Cupe, com piscinas naturais.

[Uma boa opção em Porto de Galinhas : Prodigy Marupiara]

No Pontal de Maracaípe você encontrará um cenário quase único, diante do encontro do rio e do mar. Não é possível chegar com transporte motorizado, mas a caminhada vale cada segundo, e você pode aproveitar e fazer um passeio de jangada, ver cavalos-marinhos e observar o manguezal (dica: faça tudo isso ao pôr-do-sol!) é um das paisagens mais belas da região.

Próximo dali, a Vila de Todos os Santos tem barzinhos e restaurantes bem interessantes para relaxar e comer os pratos regionais.

Serrambi é outra praia com águas de cores “caribenhas” e que está a pouco mais de 10 km de Porto. O local é tranquilo e vale a viagem. Ainda falando em praia, que tal um passeio de buggy “de ponta a ponta”? Ele tem esse nome porque incluiu no roteiro diversas praias de Porto. É um passeio divertido, mas não se engane: o buggy não anda na areia, logo é perfeitamente possível fazer o passeio de carro. Não se esqueça da câmera ou do celular para registrar esse momento paradisíaco!

PORTO DE GALINHAS DICAS: Outras atrações

Ande pelo calçadão, onde os veículos são proibidos. Por lá, você encontra opções de comércios e bastante movimento noturno. Leve para casa algumas lembrancinhas e fotos com as diversas galinhas talhadas em madeira.

Porto de Galinhas Dicas
Centrinho de Porto de Galinhas

 

Mas se você não quer “só” mar, é possível fazer passeios diversos, encontrar lojas e feirinhas de artesanato para levar lembranças para casa, bem como uma gastronomia “arretada”, que tenta preservar os sabores e aromas da região.

Uma opção para incluir no seu passeio é o buggy “ponta a ponta” pelo litoral, ocasião em que você poderá fazer desde mergulhos a observar os belos e curiosos cavalos-marinhos.

PORTO DE GALINHAS DICAS: arredores

A Praia dos Carneiros é uma das mais bonitas de toda “terra brasilis”. É imperdível! Fica a mais ou menos 60 km de Porto de Galinhas. No ano de 2014, essa praia foi eleita como a 12ª mais linda do mundo, com seus quilômetros de coqueiros. Destaque para a Igrejinha de São Benedito (famosa, aliás). Você definitivamente vai abandonar a ideia de ir ao Caribe.

Como Chegar em Carneiros
Eu não precisei pegar aqueles passeios de Catamarã para conhecer Carneiros. Já tinha feito esse passeio antes em 2008 e sinceramente não gostei.
Primeiro porque passa por lugares que não tinha vontade de conhecer. Banho de argila? Ahh aquele momento me deu um leve nervoso.
Nunca gostei de tours organizados, você fica preso a horários e ao roteiro.
Como estava de carro, fui até Carneiros pela estrada e sim, é possível chegar a praia de Carneiros de Carro.
É só jogar no Google e ser feliz!

 

porto de galinhas dicas carneiros
Carneiros vazia só com as lanchas e o mar

 

Chegando lá é preciso encontrar um lugar para deixar o carro, nós deixamos no estacionamento do Restaurante Bora Bora – valor: R$37,00/ diária.
O Bora Bora é um restaurante pé na areia na Praia de Carneiros que conta com uma boa infraestrutura e a uma curta caminhada do cartão postal de Carneiros que é a igreja de São Benedito.

 

porto de galinhas dicas
Camarão no restaurante Bora Bora

 

E o mais importante, como é você que faz o seu horário, você vai poder ver a praia praticamente deserta, quando todos os turistas e catamarãs já retornaram para Porto de Galinhas.

Você também precisa sentir a brisa da Ilha de Santo Aleixo. É um verdadeiro paraíso natural que merece a sua visita (e não é clichê, caro(a) viajante!). É um local fora da rota tradicional de Porto de Galinhas, para quem gosta de natureza e de tranquilidade (sim, você vai encontrar meia dúzia de turistas por lá e certamente vai adorar!).

A Ilha fica nos limites de Barra do Sirinhaém, ao sul de Porto. O trajeto dura pouco mais de 30 minutos. Essa é uma ilha vulcânica pequena e é privada. O preço de tudo é justo. E se você mergulha, há naufrágios perto da ilha.

Mas muita gente deve estar se perguntando: e Maragogi? Bom, Maragogi é uma cidade alagoana, que fica perto de Recife. É uma das regiões mais visitadas daquele estado e faz muito sucesso entre os turistas. Destaque para as praias de Barra Grande, Peroba e Ponta do Mangue.

Seus coqueiros e sua gastronomia cativam turistas do Brasil e do mundo. Entretanto, será que vale a pena fazer o “bate e volta” entre Porto de Galinhas e Maragogi? Maragogi tem hotéis all inclusive (onde você se hospeda e consome quase tudo o que quiser pagando apenas o “pacote”).

Bem, Maragogi só compensa se você decidir pernoitar por lá. Ir e voltar no mesmo dia vai exigir tempo e é bem capaz de quando você chegar, acabe pegando acima do nível mínimo da maré, quando a água turva e o “visú” não é o mesmo. Também há limites para os famosos passeios de catamarãs pelas galés (piscinas naturais maiores).

Assim, se está pensando em ir um pouco mais longe, aposte na Praia dos Carneiros e/ou na Ilha de Santo Aleixo. Você não vai se arrepender, além de ter um passeio mais produtivo e boas experiências.

E aí? O que achou de Porto de Galinhas e arredores? Esse é um verdadeiro paraíso e está ali, pertinho, no Brasil, à disposição de quem quiser ver as belezas mais incríveis do mundo com sombra e água fresca.

 

 

 

About Author

TeTe
TeTe
Uma produtora de eventos tentando equilibrar uma vida “normal” com um desejo enorme de descobrir o mundo. Já foram 30 países, faltam 70 dos que ainda preciso conhecer.

Comments

Deixe uma resposta