Melhores coisas para fazer em Pequim

fazer em pequim grande muralha

Não sei vocês, mas eu sempre tive uma listinha dos lugares que preciso conhecer nessa vida e a Grande Muralha sempre esteve por lá.

Acho que bem mais nova, vi em um programa que ela era considerada uma das sete maravilhas do mundo e patrimônio da humanidade. Desde então, minha vontade só aumentava ano a ano.

Antes da viagem, o que mais achava curioso, era que quase todas as vezes com quem falava que minha próxima viagem seria para Pequim, a próxima pergunta era “É a trabalho?”.

Não! É por livre espontânea vontade, muita vontade! rs

Uma pena China não estar entre os destinos preferidos dos Brasileiros. Quem sabe em um futuro próximo as pessoas se animem mais.
Minha visita à China começou por Pequim e logo já estava encantada com a cultura e como os belos locais dessa grande cidade.
Se sua escolha de destino foi o mesmo, veja aqui as melhores opções do que fazer em Pequim na minha opinião.

Em cheguei em Pequim no dia 13 de janeiro, em pleno inverno.
Meu voo foi pela Air China, conexão em Madri, mas optei por não ficar na conexão, ou seja, a viagem foi direta e BEM cansativa.Fiz essa viagem grávida de 9 semanas (arriscado eu sei, mas tudo com a liberação do meu  médico).
O fato de estar grávida agravou o meu cansaço, somado a diferença de quase 11 horas de fuso, o resultado do primeiro dia foi cama.Tenho vários truques para se adaptar rápido ao fuso horário, mas por estar grávida não arriscaria nenhum deles.
O mais prudente era respeitar os limites do meu corpo.

Sendo assim, o meu dia de chegada foi para curtir o quarto de hotel e várias sonecas.

No segundo dia, já estava inteira e pronta para começar nosso roteiro:

Melhores coisas para fazer em Pequim: Cidade Proibida

Fazer em Pequim cidade proibida
Cidade proibida

Como chegar na Cidade Proibida:
Pegue o metrô até a Estação Tian’anmen East.
Eles fazem raio x pra tudo, até no metrô tem raio x.

Assim que chegar na cidade proibida vai notar que do outro lado está a Praça da Paz Celestial que é uma praça enorme, que foi e é palco de muitas manifestações na China, inclusive a mais famosa delas, conhecida como Massacre de 4 de Junho.
Para chegar até ela é só atravessar uma passagem subterrânea.

O nome atual da Cidade Proibida é Palace Museum, guarde esse nome.
Fiquei confusa quando fui comprar o ingresso, pois todos os guichês eram para o Palace Museum. Eles solicitam algum documento de identificação na hora da compra, que normalmente é o passaporte.
Eu estava somente com a identidade e eles aceitaram sem problemas.

Aqui foi o lar de 24 imperadores desde a dinastia Ming e Qing de 1420-1912.
A arquitetura deste lugar é o que mais gostei aqui. Com detalhes de ouro e azul e telhados vermelhos.
Na verdade, este lugar tornou-se um patrimônio da UNESCO por sua importância na arquitetura e cultura chinesas.
Esse lugar é enorme, então use sapatos confortáveis.

fazer em pequim cidade proibida

Praça da Paz Celestial

A visita na cidade proibida é demorada, mas depois dela tente ir a praça da paz celestial.
Como descemos saímos do outro lado da cidade proibida, pegamos uns bondinhos(ônibus rustico) que ficam em frente a saída.

fazer em pequim ônibus
O ônibus na saída da Cidade proibida

Em cada um deles tem o itinerário, com um guia que vai explicando cada lugar que o ônibus passa. Achei bem legal, ele passou por várias áreas bem diferentes até dar um super volta e chegar até a praça. Se não me engano o valor foi 15 RMB.
De lá ensaiamos entrar no Museu Nacional da China (que tb fica na praça), mas acabei desistindo e seguimos para a Wangfujing.

Wangfujing

Para chegar lá pegue o metrô na Praça e desça na estação Wangfujing (linha vermelha).
Assim que descer procure a saída: A ou Nort East Exist. Você já cai em um shopping, e a partir dele você sai para a rua.
Bem próximo dessa saída fica Wangfujing street que é a rua dos insetos, mas apesar disso a Wangfujing também é um dos principais centros de compras da cidade, com muitos shopping e lojas, achei tão gostoso andar nessa avenida.

fazer em pequim comidas diferentes
Entrada da Wangfujing Street

fazer em pequim comidas
Arrisca uma aranha?

Se não tiver adaptado a comida, aqui tem muitas opções conhecidas como: Outback, Pizza Hut, Starbucks, Subway e etc…

Melhores coisas para fazer em Pequim: Grande Muralha

fazer em pequim grande muralha
Barriguinha já aparecendo na grande muralha

Para esse dia optei por um guia e descrevo os motivos que me fizeram optar por essa escolha:

1. Estava grávida de 9 semanas quando fiz essa viagem.
  2. Não sabia o quanto seria cansativo andar na grande muralha e principalmente se iria aguentar.
  3. Fazer o tour com um grupo grande não estava nos meus planos, imagina se eu fizesse somente 1 hora de caminhada na Grande Muralha e tivesse que esperar até o final do dia para retornar a Pequim.
  4. Pesquisei como ir de transporte publico, achei demorado e com poucas informações durante o trajeto.

Mesmo com o preço mais salgado, não me arrependi! Paguei um pouco menos de R$400,00 e foi ótimo.
Nosso guia para a Grande Muralha foi o Michel (seu whats app é +86 136 71038032), que teve toda a atenção.
Durante o trajeto Michel contou vários detalhes sobre a vida em Pequim, curiosidades, dicas, até se arriscou em cantar algumas músicas brasileiras.

Ele nos deixou na parte dos teleféricos.
Se você também escolher essa entrada, vc terá 2 opções de escolha: subir no teleférico fechado e descer no mesmo teleférico.
ou
Subir do teleférico aberto e descer no mesmo | Subir no teleférico aberto e descer em um trilho, em uma espécie de tobogã. (vc escolhe como quer descer lá em cima e o ingresso é o mesmo).
Para ambas o valor do ingresso é o mesmo.
Apesar do frio escolhemos o segundo, pois tinha mais uma opção de descida e também  nessa parte da muralha você tem duas opções de caminho.
Se seguir para a esquerda, será a parte da trilha mais fácil e também é a que passou por mais reformas.
Se seguir para a direita, será uma trilha mais difícil (tem mais escadas), mas também é a parte mais “original”.

Uma das várias escadas da Grande Muralha

Faça xixi antes, leve água e algo para comer.
Não compre nada lá no alto da muralha sem antes perguntar o preço.
Não fiquei o dia inteiro na Muralha (acho que fiquei até às 15h).
De lá, pedimos o Michel para nos deixar no Templo do Céu.

Templo do Céu
Nossa visita foi bem rápida, já estava quase fechando e também já não tinha perna para andar em mais nada.
Gostaria de ter mais tempo para ele. É o templo mais famoso de Pequim, são diferentes construções que foram dedicadas a homenagear o Deus do Céu.
Bem próximo da praça que o templo fica está o Pearl Market (se puder jogue no Google Maps para chegar sem dificuldade ou encontre alguma boa alma que vai te entender para explicar como chegar).
É do lado!

Pearl Market

fazer em pequim pearl Market

Pequim é cheio desses mercados, mas os mais famosos são o Pearl Market e o Silk Market. Acho que vale a visita em pelo menos um para conhecer.
Esse é o mercado das pérolas, os últimos andares são dedicados as pérolas e elas realmente são bem baratas comparadas as nossas joalherias.
Lá também tem souvenirs, tem seda, eletrônico, pérolas, fake bags, brinquedos, roupas… enfim, tem de tudo.
Mas o negócio aqui é a barganha!

Quase nada tem preço marcado, eles colocam o preço geralmente na hora que você pergunta e aí começa a negociação que chega em um valor BEMMMM baixo (comparado ao primeiro preço). Eles não te deixam ir embora até você  falar o quanto quer pagar.
Às vezes é chato, outras engraçadas, mas vale uma visita rápida.

No meu roteiro ainda tinha 2 locais para  visitar, mas como perdi o primeiro dia, não conseguimos ir:

O Palácio de Verão

Palácio de Verão linha 4 do metrô, desça na estação Beigongmen, utilize a saída C2.

Apesar de ser uma grande cidade com muitos edifícios e carros, Pequim possui alguns belos lagos, jardins e palácios. O Palácio de Verão é outro site da UNESCO encontrado em Pequim por causa de seus belos jardins que já foram visitados pela Dinastia Qing. A atração principal é Longevity Hill, que você ascenderá apenas para encontrar uma vista deslumbrante da cidade. A parte traseira da colina é o Lago Kunming. Você quer andar pelas instalações para aproveitar essa beleza. Se você ficar cansado, você pode fazer um atalho de volta em um pequeno barco.

Centro Olímpico (o estádio Ninho de Pássaro e o Water Clube) – Metrô linha 8 verde, descer na estação Olympic Sports Center ou na estação Olympic Green.

Melhores coisas para fazer em Pequim: Informações importantes

Barreiras de linguagem

O inglês não é falado com frequência.
 Apenas esteja ciente de que a comunicação pode ser um pouco difícil. Tirando meu guia para a Grande Muralha, encontrei apenas uma recepcionista que falou um pouco.
O Google Translate nos ajudou imensamente!

A cidade tem poluição

A poluição é séria em Pequim e em cidades maiores na China.
Chegamos a pegar poluição com o nível 245, para se ter ideia em SP fica em torno de 42.

Existem aplicativos específicos para acompanhar esses índices de qualidade do ar.
Por segurança, compre uma máscara, você vai ver pessoas usando o tempo todo. Principalmente para nós, brasileiros, que não estamos acostumados com níveis tão altos, essa poluição pode fazer muito mal e até atrapalhar sua viagem com fortes dores de cabeça.

fazer em pequim
Máscaras para a poluição

Banheiros de Squat

Os banheiros Squat ou buraquinho no chão, podem ser novos para você, como foi para nós.
Isso pode ser um choque cultural para alguns, mas não é tão ruim assim.
Certifique-se de estar sempre com papel higiênico, porque a maioria dos banheiros não terá nenhum. Além disso, sempre tenha álcool para mãos.

Cultura

Cuspir é a normal.
Você verá isso acontecer muito, praticamente em qualquer lugar.
A vida é apressada, então esteja preparado para empurrões e empurrões, e não espere muitas desculpas por isso.

About Author

TeTe
Uma produtora de eventos tentando equilibrar uma vida “normal” com um desejo enorme de descobrir o mundo. Já foram 30 países, faltam 70 dos que ainda preciso conhecer.