Sei que bate aquela insegurança de cair na estrada com aquele serzinho tão pequeno.


Muitas pessoas acreditam que a partir do momento em que um filho chega em suas vidas, algumas coisas que gostam de fazer, como viajar, não podem mais acontecer por serem mais delicadas.

Não é preciso deixar de viajar, somente ter cuidados e preparos para que uma boa viajem seja feita e aproveitada.

Selecionei 6 maneiras de se preparar para viajem com bebês. Atente-se em todas as
dicas e veja que é mais simples do que aparenta ser.

Viajar com Bebê: Preparativos

Busque pensar como será sua rotina com o bebê na viagem e vai anotando o que precisa para cada momento.
Por exemplo:
7h – Bebê acorda: troca fralda e Mama
Onde você vai trocar a fralda do bebê? Na cama? Será necessário levar um trocador portátil. Vai usar lenços umedecidos ou no hotel vai utilizar algodão?
Sobre a mamada, como vai lavar a mamadeira após o uso? Separe escova de mamadeira, bucha e coloque em um vidrinho detergente neutro. Onde será feito a esterilização das mamadeiras? o Hotel oferece microondas? Cook top?
7h30 – Bebê brinca: leves brinquedos pequenos.
8h15 – Soneca do bebê: será necessário berço portátil ou o hotel oferece esse item? Leve lençol se o bebê for pequeno, pois o hotel usam aditivos químicos nas lavagens de toalha e roupa de cama.

Deste modo, você estará preparada para todas as situações que possam lhe surpreender durante a viagem com o bebê.

Outro preparativo importante, a farmácia do Bebê, o ideal aqui é que avise o pediatra sobre a viagem com o bebê para que, além de verificar se existe alguma restrição com a viagem, faça uma lista de medicamentos que podem ser úteis em uma emergência.

Viajar com Bebê: Meio de transporte

CARRO
Existe algo que nunca me contaram, mas que entendi depois de algumas viagens: não importa quanto tempo o bebê dorme, ele sempre acordará cansado.
Isso acontece, pois mesmo que esteja dormindo, o corpo do bebê está em movimento, ou seja, o sono não é reparador.
Assim que chegar no destino, dê um tempo para que seu pequeno descanse e não exija muito dele.

Importante também se preocupar com o sol que bate na janela do carro. As vezes aquele solzinho parece inofensivo, mas fica a viagem toda batendo na perninha do seu filho. Procure algo que você possa isolar a janela ou, mais recomendado, use um protetor solar de janela para o carro.

Gosto desse modelo que vende na Amazon, pois protege dos raios, mantem a temperatura (o carro não fica super aquecido) e você ainda pode abrir os vidros e deixar a brisa do vento entrar.

AVIÃO

Dentro do possível, tente escolher os horários de acordo com as sonecas e sono do bebê e voos diretos.
Veja o que cada CIA ÁREA Brasileira diz sobre viagem com Bebês:

LATAM
GOL
AZUL
AVIANCA

Infelizmente, a estrutura de aeroportos dentro do Brasil para bebês não é boa.
Se o seu destino é internacional, você pode solicitar um bercinho para o voo, basta solicitar com antecedência, pois são extremamente limitados. 

viajar-com-bebes

Uma dica que funciona muito nas minhas viagens, apesar de ter prioridade no embarque, eu sou a ultima a embarcar.
Peço sempre meu acompanhante para entrar primeiro, acomodar as malas e eu e minha bebê esperamos todos os passageiros embarcarem. Dessa forma, evito que ela fique menos tempo parada no meu colo na poltrona.
Minha bebê fica mais agitada e é bem provável que a irritação comece antes do voo decolar. 
Sempre bom deixar alguns brinquedos na mão e desenhos baixados no celular ou tablet.

Sobre o possível desconforto com a pressão do ouvido, o que resolve mesmo é a amamentação ou mamadeira. A chupeta se torna menos eficiente, pois a sucção não é tão intensa.

 

¦Documentos para viajar com Bebês

Viajar com Bebê: Não esqueça de si mesma

Existe uma frase que sempre uso: Mamãe Feliz, Bebê feliz.
Muitas vezes acabamos nos preocupando muito com as preparações voltadas para viajar com bebê, que nos fazem esquecer que se não houver uma preparação completa para ambas as partes a viajem pode acabar sendo estressante.
Cuide de você, reserve um tempo para pensar na sua mala (sei que na maioria das vezes só temos tempo de pensar nela horas antes da viagem). Separe suas roupas preferidas e use aquele vestido que fica guardado para ocasiões especiais.

 

Se ainda estiver insegura para viajar com seu bebê, lembre-se: todos os lugares existem bebês e eles tem a mesma necessidade do seu filho. O que impacta é a alteração da rotina que se for bem conduzida pelos pais, não será um problema.
Paciência e planejamento é o segredo para uma boa viagem.